Destaque Saúde | AM

Com 2.1 milhões de habitantes e saúde comprometida Manaus vacinará apenas 20 mil pessoas na 1º FASE

Foto: reprodução
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Manaus/AM – Em uma solenidade simbólica para dar inicio às vacinações contra o Covid-19, a Prefeitura de Manaus realizou seu primeiro ato com a vacinação de profissionais da saúde que receberam a primeira dose na manhã desta terça-feira (19), em Manaus, durante a abertura da campanha de vacinação contra o vírus.

Em tom de guerra declarada contra o vírus, o prefeito de Manaus David Almeida, apresentou um destaque bastante preocupante para Manaus que hoje passa pelo pior cenário dentre todas as capitais brasileiras em contaminação e óbitos: Manaus que possui uma população superior a 2 milhões, e que concentra 56 mil profissionais da saúde cadastrados, grande maioria de todo o Estado, somente 20 mil pessoas devem tomar a primeira dose da vacina, a partir da tarde de hoje (19). Ou seja, Manaus ficou com exatos 40.072 doses de vacinas vindas do Governo Federal e somente o governo de São Paulo distribuirá de seu estoque, mais 50 mil doses destinados somente a capital do Amazonas, além das outras 50 mil direcionadas aos profissionais de saúde do estado.

Com o quantitativo recebido, a meta é vacinar 34% dos 56.618 trabalhadores da saúde, incluindo os da rede pública e privada, o que corresponde a 19.250 profissionais que atuam na capital, além de 100% dos 386 indígenas aldeados na área rural do município. A estes dois grupos serão aplicadas as duas doses de vacina necessárias para completar o esquema vacinal, com o intervalo de duas a quatro semanas entre a primeira e a segunda dose.

Lembrando que todas as vacinas serão aplicadas por equipes que visitarão as unidades de saúde da rede pública.

TOM DE FRUSTRAÇÃO

Tanto David como sua secretária da SEMSA sentiram um grau de frustração no critério de distribuição das vacinas pelo Ministério da saúde, consideram pequena a quantidade de doses destinadas a cidade.

“Não é hora de estar brigando, de estar cobrando. Achava que seria na proporcionalidade, 70% dos profissionais da saúde estão em Manaus, por isso não entendemos essa divisão. Nos programamos para mais, mas vamos nos adequar a nossa realidade, ao que temos agora. Esporamos que a cidade receba mais doses nas próximas remessas”, disse David Almeida.

ESTRUTURA PRONTA

Para a vacinação na capital, a Prefeitura de Manaus providenciou 1,5 milhão de seringas e já tem em estoque 500 mil unidades, além de  quantidade de algodão e EPIs suficientes para a realização de todas as fases da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Duzentos profissionais integram as 50 equipes de vacinação responsáveis pela execuçãp da campanha. Cada uma é composta por dois vacinadores e dois registradores. Nas fases seguintes, a Semsa estima que sejam mobilizados ainda cerca 2 mil servidores que devem atuar nas áreas de transporte, apoio técnico, digitação, enfermagem e outras.