Destaque Saúde

Clínicas de vacina em todos Brasil prevê compra de 5 milhões de doses da vacina Covaxin

Vacina Covaxin | Foto: Internet
Vacina Covaxin | Foto: Internet
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

Covid-19: A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVac) planeja adquirir 5 milhões de doses da vacina Covaxin, elaborada na Índia pelo laboratório Bharat Biotech, contra o coronavírus para abastecer a rede privada. O imunizante foi aprovado ontem (3) para uso emergencial no país asiático.

A ABCVac é uma entidade com 200 empresas associadas, o que equivale a 70% do setor no Brasil. Ela pretende enviar uma delegação à Índia para avaliar o imunizante.

O presidente do grupo, Geraldo Barbosa, disse, em nota, que “inicialmente a notícia era de que as clínicas privadas brasileiras não teriam doses disponíveis”, mas completou que agora, “com a entrada desse novo player no mercado, tivemos a oportunidade de negociação”. De acordo com ele, é uma alternativa à negociação do governo.

Como não está nos planos do Ministério da Saúde a compra da vacina indiana, a iniciativa do mercado privado brasileiro não vai interferir no quantitativo solicitado pelo governo.

“É uma venda adicional”, afirmou Barbosa.

A Bharat Biotech informou, em nota, que já começou o processo de “submissão contínua” de resultados de testes da vacina na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa do presidente da ABCVac é de que os estudos com a Covaxin sejam finalizados ainda este mês. Pretende solicitar, logo após, o registro oficial à Anvisa para distribuir o imunizante nas clínicas particulares do país em meados de março.