ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Chefes da gastronomia amazonense são destaques no Senado

Alex Atala Senado federal Sebrae-AM
Foto: Ascom
Escrito por Zukka Brasil | AM

O renomado chef Alex Atala, um dos mais conceituados do mundo, elogiou a gastronomia amazonense representada pelas chefes Dona Brazi e Elisângela Valle, que serviram quinhampira com formigas e uma releitura deste tradicional prato indígena, na forma de risoto, no restaurante do Senado hoje (02/09) na mostra da Amazônia de Gastronomia promovida pela Comissão de Relações Exteriores, Sebrae e Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), no Congresso Nacional.

“Foi Dona Brazi que me apresentou as formigas em São Gabriel da Cachoeira e ela é minha referência dos ingredientes da Floresta. Sua quinhampira é única”, afirmou.

A presidente da Comissão de Relações Exteriores, senadora Kátia Abreu, também apreciou os pratos à base de formigas. “É exótico, mas tem um sabor refinado”.

Dona Brazi, que aos 68 anos é considerada um ícone da gastronomia amazonense, sorriu ao ver o amigo Alex, como ela chama o renomado chef, e disse:

“É bom ser reconhecida por ele, que também tem a minha admiração. A quinhampira é um prato milenar dos povos indígenas de São Gabriel da Cachoeira e gosto de servir para as pessoas conhecerem os sabores originais da floresta”.

A chefe Elisângela Valle disse “que Alex Atala conhece o que é da Amazônia, e que o seu risoto indígena tem o toque da modernidade, mas respeita a tradição da receita original”.

A parceria entre a tradicional gastronomia indígena de Dona Brazi e a culinária da nova geração de Elisângela Valle deu certo no Congresso Nacional; onde chefes do Acre, Roraima, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas e Rondônia serviram mais de 100 convidados, em dois turnos, para evitar aglomerações.

O analista técnico especializado em gastronomia do Sebrae Amazonas José Gomes, responsável pelo acompanhamento das duas chefes amazonenses, disse

“A evolução da culinária amazonense é extraordinária, e que o tradicional conversa com o contemporâneo, de maneira harmoniosa, como pode se observar entre as duas chefes elogiadas por Alex Atala”.