Oportunidades | AM

Cetam preenche mais de 6 mil vagas em cursos de qualificação profissional na capital

Cetam
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil
Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), realizou, nesta terça-feira (23/07), a inscrição online para cursos de qualificação profissional. Foram oferecidas 6.061 vagas na capital, divididas em 85 cursos.
 
Na avaliação da empresa Processamento de Dados Amazonas (Prodam), o processo de inscrição foi bem-sucedido. O novo site de inscrições desenvolvido pela Prodam e utilizado hoje não apresentou falhas ou indisponibilidade em momento algum, atendendo as expectativas.
“Nos últimos três dias, houve mais de 50 mil acessos ao site. Já esperávamos uma alta procura”, informou o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva. Segundo ele, a navegação no novo site ficou simplificada e muito mais rápida. “As inscrições iniciaram às 8h e, em apenas cinco minutos, 80% das 6.061 vagas já haviam sido preenchidas.”
De acordo com a Prodam, no primeiro minuto após a liberação do sistema, mais de 22 mil pessoas acessaram o link cursos.cetam.am.gov.br para realizar a inscrição. As vagas oferecidas para o curso “Assistente Administrativo”, disponibilizado na Escola de Educação Profissional Padre Estelio Dalison, foram as que terminaram mais rápido. Conforme dados da Prodam, em 51 segundos, as 30 vagas foram preenchidas, uma média de 1,7 segundo por vaga.
A direção a Prodam explicou, ainda, que o sistema de inscrições para os cursos do Cetam fez uso de um ambiente tecnológico semelhante ao empregado para a realização das matrículas online das escolas públicas. “Utilizamos nossa expertise com as matrículas – quando chegamos a realizar 9 mil inscrições por minuto – para manter o sistema do Cetam disponível, no ar, até que as vagas acabassem”, reforçou João Guilherme.
Inscrição – Após confirmada a inscrição online, o candidato deverá efetivar sua inscrição. Basta comparecer à unidade onde conseguiu vaga, nos dias 24  e 25 de julho, em horário comercial (das 8h às 12h e das 14h às 17h), munido dos seguintes documentos: cópias da identidade; CPF; comprovantes de residência e de escolaridade e uma foto 3×4.
 
Para os cursos de Informática Avançada, o candidato inscrito terá que levar certificado de Informática Básica com, no mínimo, 40 horas/aula. As aulas terão início dia 12 de agosto.
 
A diretora-presidente do Cetam, professora Joésia Pacheco, avisa aos candidatos que não conseguiram vagas e que também não ficaram na lista de espera que fiquem atentos às redes sociais e site oficial do Cetam, pois novas ofertas de cursos acontecerão ainda neste ano.
Confira a relação dos inscritos por unidade de ensino no link abaixo: