Oportunidades | AM

Cetam intensifica ações para reduzir desemprego no AM

Fotos: Cleudilon Passarinho/Cetam
Fotos: Cleudilon Passarinho/Cetam
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Oportunidades/Am – O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), está intensificando ações no sentido de reduzir o índice de desemprego no estado. Para tanto, o Cetam está focando na capacitação de mão de obra com o objetivo de atender as demandas do mercado, ampliando a oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional e técnicos profissionalizantes.

Conforme os últimos dados do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), apesar da gradual recuperação de vendas, a taxa de desemprego, no estado, chegou a 17,9% em agosto, atingindo 286 mil amazonenses.

Um dos objetivos do Cetam é colaborar para a redução desses números.

“Nosso compromisso é com a qualificação profissional. E estamos mantendo contato com diferentes órgãos visando a absorção desses formandos no mercado de trabalho”, afirmou o diretor-presidente do Cetam, Professor Dr. José Augusto de Melo Neto.

Esta semana, a direção do Cetam esteve reunida com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva. O professor José Augusto destacou as ações realinhadas ao Governo do Estado, principalmente a oferta de cursos na área da Indústria 4.0.

“Nos próximos dois anos, iremos instalar laboratórios técnicos que enriquecerão o aprendizado. Também ampliaremos as parcerias institucionais com a intenção de gerar empregabilidade a alunos e ex-alunos do Cetam”, destacou o diretor-presidente da instituição.

Nos próximos dias, o professor José Augusto se reunirá com a direção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio/AM). Ele vai apresentar as metas do Cetam para 2021/2022 e ver de que forma a entidade poderá contribuir para a inserção, no mercado de trabalho, de pessoas formadas pelo Centro.

Reunião do Codam – Hoje, o Cetam esteve presente na 287ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), órgão colegiado vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Por meio de teleconferência presidida pelo titular da Sedecti e vice-presidente do Codam, Jório de Albuquerque Veiga Filho, o Professor Dr. José Augusto de Melo Neto apresentou o Cetam e falou o que pretende fazer nos próximos dois anos. Destaque para a ampliação em 64% da oferta de cursos profissionais.