Oportunidades | AM

Centec divulga lista de aprovados em concurso de bolsas para cursos profissionalizantes

Centec | Foto: Divulgação
Centec | Foto: Divulgação
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Oportunidades/AM – A lista de aprovados no Concurso de Bolsas 2020 do Centro de Ensino Técnico (Centec) já pode ser consultada no site da instituição.

O resultado oficial está sendo publicado nesta terça-feira e traz a relação de todos os candidatos que obtiveram êxito no certame para cursos profissionalizantes com duração de 12 a 18 meses.

Em uma disputa bastante acirrada, os dois primeiros colocados fizeram exatamente a mesma pontuação, sendo o desempate feito pelo critério de idade, segundo previsto no edital do concurso. O terceiro colocado também teve uma boa taxa de pontos, ficando atrás dos outros dois por apenas um ponto. Os três foram agraciados com bolsas integrais de 100%.

A disputa do quarto ao sexto colocados também foi acirrada, tendo os três candidatos feito exatamente quantidade de pontos. A sequência de classificação também foi definida pelo critério de idade. Eles ganharam bolsas com 50% de desconto nas mensalidades.

As provas para habilitação às bolsas ofertadas pelo Centec ocorreram no último domingo (23), na sede da escola, localizada na avenida Djalma Batista. Foram 40 questões ao todo, sendo 15 de português, 15 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, considerando o nível médio dos candidatos. Todos que conseguiram aprovação, a partir da sétima colocação, ganharam bolsas com 15% de desconto e a lista dos aprovados pode ser conferida no site www.centec-am.com.br.

“Em dezembro de 2019, quando planejamos a edição do Concurso de Bolsa 2020, tínhamos a meta de alcançar 500 participantes, mas, com a chegada da pandemia, tivemos que nos adaptar à nova realidade e trabalhamos com 50% da meta e da capacidade de ocupação das salas, tendo em vista o distanciamento social e demais cuidados preconizados pelas autoridades de saúde”, comentou a professora Nathalia Flores, coordenadora de projetos do Centec.

A docente ressalta que, levando em conta o atual momento social e sanitário do Brasil, considera uma grande conquista a realização dessa edição do concurso. “Os tempos não são simples, mas com responsabilidade e solidariedade vamos superando e avançando”, disse.

Ganhadores

Em ordem, os primeiros colocados no concurso deste ano foram: Carlos Amadheus Souza Araujo (1º), que escolheu o Curso Técnico em Serviços Jurídicos; Edivânia Fonseca dos Santos (2º), Técnico em Informática; Nayma Kalime de Araújo Pinto (3º), Técnico em Estética; Ramon Cardoso Almeida (4º), Técnico em Contabilidade; Ana Carla Nascimento Sales (5º), Técnico em Enfermagem; e Jackeline Miranda Gama (6º), Técnico em Qualidade.

Os contemplados devem entrar em contato com a direção do Centec entre 26 e 31 de agosto para apresentar a documentação necessária às matrículas. As aulas para as novas turmas da instituição, neste segundo semestre, têm previsão de início para 1º de setembro.

Com 24 anos, Carlos Amadheus Souza Araújo se disse surpreso com o primeiro lugar e que chegou a duvidar de uma classificação até a sexta colocação. Ele agora pretende se dedicar à formação em Serviços Jurídicos como mais uma porta para o mercado de Direito, área na qual quer se graduar. “Já fui aprovado em vestibulares na área de informática, mas não era o que eu realmente queria. Hoje sei que quero a área jurídica e vou seguir me qualificando para isso”.

Ação solidária

O concurso de bolsas é mais uma ação do programa Centec Social, que visa ajudar não apenas na qualificação de jovens com baixo poder aquisitivo, mas também em outras áreas de assistência social, daí as inscrições para o certame serem sempre solidárias. Este ano, foi solicitada uma lata de leite de cada participante e o total arrecadado (297) será dividido entre as instituições Abrigo nascer e Casa Andrea do Amazonas, que atendem, respectivamente, crianças e idosos em vulnerabilidade social.