Saúde | AM

Campanha Contra a Gripe em Manaus irá até os domicílios de idosos

SEMSA Coronavirus
SEMSA Coronavirus
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

Diante das mudanças no cenário nacional de transmissibilidade do novo coronavírus, causador da Covid-19, a Prefeitura de Manaus anunciou neste sábado, 21/3, uma mudança radical na estratégia para assegurar a imunização de idosos contra a Influenza, na primeira etapa da campanha, antecipada pelo Ministério da Saúde (MS), para a próxima segunda-feira, 23.

“Decidimos que vamos de casa em casa. Temos a lista com os nomes e os endereços. Então, podem esperar muito tranquilos que receberão a visita das equipes da saúde”, afirmou Arthur.

Segundo o prefeito, as novas estratégias estão em consonância com as demais medidas preventivas ao novo coronavírus adotadas pela Prefeitura de Manaus, evitando a circulação e aglomeração de pessoas, principalmente acima de 60 anos. Ele também agradeceu ao esforço das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e demais autoridades e voluntários que estão se unindo para conter o avanço da doença na cidade.

“Parabenizo o secretário Magaldi e toda a sua equipe, assim como agradeço aos vereadores que estão dedicando emendas parlamentares para essa luta contra o vírus. Sou muito gratos e creio que povo de Manaus também reconhece isso”, destacou Virgílio.

Novas estratégias

A vacinação será feita pelos Distritos de Saúde (Disas) de cada região da cidade. A partir da Estratégia Saúde da Família (ESF), que já tem o cadastro dos idosos acompanhados em seus territórios, serão organizadas rotas para que a vacinação seja feita de casa em casa. Para os idosos que não são atendidos pelas equipes das ESFs, serão utilizados os cadastros de diversas órgãos públicos e privados que ofertam serviços para essa população. A prefeitura disponibilizará um link para que as pessoas idosas, cuidadores ou familiares possam realizar o cadastro e receber a visita das equipes de saúde para vacinação.

“Já estamos entrando em contato com empresas e instituições que tenham cadastro de idosos, mas vamos disponibilizar um formulário para ser preenchido e agendado o dia e hora em que a equipe irá aplicar a vacina. É preciso deixar claro que nessa etapa, essa estratégia para vacinar é apenas para idosos. Não é preciso ter pressa, a campanha irá até o mês de maio e todos os idosos de Manaus serão vacinados”, garantiu o titular da Semsa, Marcelo Magaldi.

Metas

A Campanha de Vacinação contra Influenza tem a meta de imunizar 522.065 pessoas em Manaus. Desse total, 111.669 são idosos a partir de 60 anos e 55.514 são profissionais da saúde.

A campanha contra a influenza terá três etapas e vai atender todos os grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde, encerrando no dia 22 de maio. A segunda etapa da campanha terá início no dia 16 de abril, direcionada para professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, conforme orientação médica.

A partir do dia 9 de maio será iniciada a terceira etapa da campanha com vacinação direcionada para os grupos: crianças de seis meses até menores de seis anos, gestantes, puérperas, jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, povos indígenas, população privada de liberdade, pessoas com deficiência, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade, incluído este ano na campanha contra a Influenza, ampliando o acesso da população à vacina e prevenindo riscos. O objetivo final é imunizar no mínimo 90% do público alvo em cada grupo prioritário.

A população da zona Rural de Manaus deve ficar atenta porque a estratégia da campanha contra a Influenza será diferenciada, atendendo as especificidades das comunidades fluviais e terrestres, e a necessidade de deslocamento em grandes distâncias geográficas das equipes de saúde.

Com informações Sandra Monteiro e Eurivânia Galúcio

Fotos – Mário Oliveira e Márcio James