Meio Ambiente | AM

Campanha 342 AMAZÔNIA traz celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

342 AMAZÔNIA Caetano Veloso
FOto: Internet
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

Meio Ambiente: Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 05/06, o Movimento 342 Amazônia vem promovendo desde o último sábado, 30, uma contagem regressiva para a data, com lançamentos diários no canal do Youtube da Mídia Ninja, parceira no projeto, de canções gravadas durante o show realizado também em conjunto com o Greenpeace Brasil, no Circo Voador, em 2019.

Paralelamente, singles das mesmas canções vêm sendo lançados nas plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple, Tidal, Amazon e outros).

Os números apresentados nos vídeos são parte de um repertório único criado para a ocasião, em que Caetano Veloso recebeu convidados em um show especial para celebrar a natureza.

A primeira música, lançada no sábado, foi “Tropicália”, interpretada por Caetano Veloso e Hiran. Na sequência, saiu uma versão de Cio da Terra pela Banda Dônica e uma emocionante versão ao vivo de “Al Otro Lado dele Río”, canção de Jorge Drexler, indicada ao Oscar pelo filme “Os Diários da Motocicleta”, e interpretada por ele mesmo. Junto a isso, foi criado o hotsite da Campanha 342 Amazônia, onde o usuário, ao se inscrever, receberá diariamente uma playlist automática do projeto.

Declaração de Caetano Veloso sobre o projeto:

“No dia 4 de junho faz um ano que fizemos um show no Circo Voador para ressaltar o Dia do Meio Ambiente.

É com alegria, em meio à luta, que anuncio os vídeos que saíram desse show organizado pelo 342 Amazônia, com a participação de Jorge Drexler, Dônica, Majur, Hiran e Tereza Cristina.

No dia 30 de maio saiu uma versão de “Tropicália”, com participação de Hiran, reciclando a fala que abre a canção no disco de 1967, a que se soma os versos que o rapper baiano criou para o evento.

No dia 31, a Dônica (aqui representada por Zé Ibarra e Lucas Nunes) acendem toda a beleza do “Cio da Terra” de Milton e Chico, essa obra-prima da canção brasileira, uma das mais belas peças já escritas sobre o amor à terra.

No primeiro dia de junho, Jorge Drexler canta sua ganhadora de Oscar “Al Otro Lado del Río”, enriquecendo a nossa noite.

No dia 2 canto “Luz do Sol”, canção que fiz quando vi as imagens de “Índia”, onde Glória Pires faz uma adolescente indígena.

No dia 3, Majur (com o amparo das vozes de Teresa Cristina, Dora Morelenbaum, Zé Ibarra e Lucas Nunes) traz de volta a “Primavera” de Cassiano e Silvio Rochael, deslumbramento que brilhou na voz de Tim Maia.

No dia 4, volto a cantar, dessa vez com Majur, a Asa Branca de Gonzaga e Humberto Teixeira.

Finalmente, no dia 5, Dia do Meio Ambiente, Teresa Cristina canta (comigo) minha “Gema”, que fiz para Bethânia gravar e que aproximou Teresa de mim e de minha música.

Essa série de vídeos – pedaços daquele show – mostra a presença forte do tema da relação do homem com a terra, com a Terra, na tradição da música popular brasileira. Tudo amparado pela riqueza da guitarra de nosso amado Pedro Sá e pela precisão e sensibilidade da percussão de nosso adorado Pretinho da Serrinha.

É a maneira mais bonita que encontramos para frisar o assunto num período em que o cuidado com o Meio Ambiente se vê permanentemente desrespeitado pelas autoridades do momento.”

CRONOGRAMA DE LANÇAMENTOS:

30/05: “Tropicália”, interpretada por Caetano Veloso e Hiran (Link: https://tinyurl.com/ybne4av3)

31/05: “Cio da Terra”, interpretada por Banda Dônica (Link: https://tinyurl.com/ydgm28w3)

01/06: “Al Otro Lado del Río”, interpretada por Jorge Drexler (Link: https://tinyurl.com/ycz62dzr)

02/06: “Luz do Sol”, interpretada por Caetano Veloso;

03/06: “Primavera (Vai Chuva)”, interpretada por Majur feat Teresa Cristina, Dora Morelenbaum, Zé Ibarra e Lucas Nunes;

04/06: “Asa Branca”, interpretada por Caetano Veloso e Majur;

05/06: “Gema”, interpretada por Caetano Veloso e Teresa Cristina. Link hotsite Campanha 342 Amazônia: https://bit.ly/342amazonia Canal Mídia Ninja no Youtube: https://tinyurl.com/y89uwds8