Brasil Destaque

Brumadinho tem risco iminente de novo rompimento. Evacuação foi autorizada.

Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

O Corpo de Bombeiros afirmou, na madrugada deste domingo (27), que existe “risco iminente” de rompimento de outra barragem em Brumadinho (MG).

Por volta das 8h, equipes faziam a evacuação de áreas que ficam próximas à barragem 6, também pertencente à Vale, e do centro da cidade de Brumadinho. A corporação informou ainda que subiu para 37 o número de mortes confirmadas por conta do rompimento da barragem na sexta-feira (25). Por conta da ameaça de uma nova ruptura, as buscas por vítimas está suspensa já que as equipes estão priorizando a retirada das famílias na área de risco.

Segundo o porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara, a barragem com risco de romper possui água e fica próxima à que cedeu há dois dias.

Caso ocorra o rompimento, a água poderia levar cerca de 30 minutos para alcançar o centro de Brumadinho.

Aihara pediu que a população das áreas Parque da Cachoeira, Pires, Novo Progresso e do centro de Brumadinho seguisse para três pontos seguros: a Igreja Matriz, no centro da cidade, o morro do Querosene e para o quartel da Polícia Militar.

Antes, a delegacia da cidade tinha sido considerada um ponto seguro, mas autoridades avaliaram que ela também pode ser atingida em caso de inundação. No total, cerca de 24 mil pessoas podem ser afetadas.

 

Fonte: UOL Notícias