Segurança

Bonates participa do maior evento de segurança na Amazônia

segurança
Redação
Escrito por Redação

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, vai participar da Amazon Security and Defense Exhibition (ASDX), o maior evento de Segurança e Defesa da Amazônia, que começa nesta terça-feira (12/11), em Belém (PA), com representantes do Brasil e de diversos países. O encontro internacional se estende até a próxima quinta-feira (14/11).

Bonates será um dos painelistas do evento, na quarta-feira (13/11), e vai falar sobre os Desafios da Segurança Pública na Região Amazônica e Propostas de Soluções.

Durante a participação, ele vai destacar as ações desenvolvidas no Amazonas, com enfoque nas operações policiais integradas e no trabalho que vem sendo desenvolvido para o combate ao tráfico de armas, drogas e pessoa e a biopirataria.

Neste painel, também participarão o secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo; os secretários de Segurança do Pará e Amapá; o superintendente da Polícia Federal no Pará; e o coordenador geral do Comitê de Prevenção ao Crime da América Latina, professor Edmundo Oliveira.

A abertura do evento será feita pelo comandante militar do Norte, o general de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que falará sobre a Defesa e Proteção da Amazônia Brasileira. Outros temas abordados no evento serão Amazônia Brasileira e a Estratégia Nacional de Defesa, a Cooperação entre as Forças Armadas da Guiana Francesa e as Forças Armadas Brasileiras em Operações na Fronteira, a Ação humanitária de acolhimento a venezuelanos, a Geopolítica do entorno estratégico, entre outros.

O adido de Defesa da Colômbia, coronel Raul Bayona, vai palestrar sobre as Operações na Selva, enquanto o adido de Defesa e do Exército dos Estados Unidos, coronel Lorenzo Harris, falará sobre o “Plano Colômbia – A Experiência Americana”.

Diagnóstico – No fim de outubro, um encontro entre as forças de Segurança estaduais e federais, junto com as Forças Armadas, traçou um diagnóstico da situação de fronteira do estado do Amazonas.

A reunião ocorreu em Manaus e na região da Tríplice Fronteira, entre Brasil, Peru e Colômbia, e contou com a presença do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, além de representantes colombianos e peruanos.

A SSP-AM prevê investimentos da ordem de R$ 20 milhões para o combate ao tráfico de drogas esse ano, com a aquisição de lanchas blindadas e de outros equipamentos de segurança.

Em maio, como parte da estratégia de reforçar a atuação na fronteira, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas realizou o Seminário de Abordagem a Embarcações, com simulações de abordagens por parte de tropas especializadas e a participação de representantes de outros Estados.

Depois disso, mais de 25 mil itens, entre armas e outros equipamentos, foram entregues para reforçar o trabalho policial nas ruas.