Cultura | AM

Biblioteca Braille oferece cursos gratuitos para PCDs

O objetivo é promover o uso das ferramentas tecnológicas- foto: divulgação
Escrito por Zukka Brasil

A Biblioteca Braille do Amazonas oferecerá, a partir desta terça-feira (15) até 31 de janeiro, os cursos de férias “Sistema Operacional para Android e iOS” e “Informática básica e avançada”, para pessoas com deficiência visual e baixa visão. Promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), as atividades acontecerão na própria biblioteca, localizada na avenida Pedro Teixiera, 2.565, Sambódromo, Bloco C, bairro Dom Pedro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (92) 99111-8734 ou pelo [email protected] O objetivo é promover o uso das ferramentas tecnológicas, como aliadas da qualidade de vida do público com deficiência visual e baixa visão, conforme explica o gerente da Biblioteca, Gilson Mauro Pereira. As aulas serão ministradas pelo professor Ricardo Souza, formado em Tecnologia Assistida.

Às terças e quintas-feiras, das 9h às 10h30, será realizado o curso “Sistema Operacional para Android e iOS”, que auxiliará no uso de algumas ferramentas do dispositivo, entre elas, a audiodescrição. Às quartas e sextas, das 10h30 às 12h, será a vez do curso “Informática Básica e Avançada”, utilizando os sistemas DOS VOX e NVDA, ambos leitores de tela que facilitam o acesso de pessoas com deficiência visual a microcomputadores.

A Biblioteca Braille do Amazonas foi implantada em 1999 e conta com um acervo de 50.466 volumes, distribuídos em obras em braille, livros falados (em MP3), livros digitalizados e filmes com audiodescrição.

Deixe um comentário