Roraima

Balsa do Passarão tem previsão de voltar a funcionar na quarta-feira 23

Balsa do Passarão. Imagem: Ascom
Balsa do Passarão. Imagem: Ascom
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

A balsa Trombetas, mais conhecida como balsa do Passarão, que realiza a travessia do rio Uraricoera, tem previsão de voltar a funcionar na próxima quarta-feira, dia 23 de dezembro.

O motor atualmente passa por manutenção e está sendo totalmente retificado, para garantir segurança ao realizar o trânsito de veículos e pessoas entre a Vila do Passarão, zona rural de Boa Vista, e as comunidades indígenas do Baixo São Marcos.

Inicialmente, a previsão para a volta dos serviços prestados pela balsa Trombetas era para o dia 24 de dezembro, porém, com a intensificação dos trabalhos, a expectativa é que ela volte a funcionar um dia antes. Enquanto isso, uma lancha do Corpo de Bombeiros garante a travessia de pessoas até a outra margem do Uraricoera, principalmente emergências e tratamentos de saúde.

A operação da embarcação é de responsabilidade da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O diretor do Depag (Departamento de Produção Agropecuária), Diego Barberena, explicou como está sendo feita a manutenção no motor.

“Neste final de semana, o motor está sendo retificado e finalizado. Na segunda, será montado e testado. Na terça, será levado para a balsa e montado nela. Então, com certeza, na quarta, a embarcação já estará operando normalmente, e melhor, com segurança para os servidores e moradores. Estamos otimistas, talvez até mesmo na terça-feira, tudo dando certo, ela volte a operar”, esclareceu Barberena.

Além de proporcionar mais segurança, o reparo no motor também vai garantir mais economia.

“Isso vai gerar economia e a prestação de um serviço de melhor qualidade, vai diminuir nossos custos operacionais que giram em torno desse motor que sofrerá uma intervenção bastante profunda e voltará praticamente novo para a balsa”, garantiu.

Recursos

O secretário de Agricultura, Emerson Baú, afirmou que o Governo de Roraima está trabalhando em busca de recursos de emendas federais para adquirir uma balsa com motor novo para atender as comunidades daquela região.

Com informações de Cacau Bastos.