Saúde | RR

Atenção para a Vacinação: pessoas com 26 anos a mais, a partir desta segunda-feira, 12

Vacinação contra a Covid-19 - Foto: Katarine Almeida
Vacinação contra a Covid-19 - Foto: Katarine Almeida
Escrito por Zukka Brasil | RR

Desde que iniciou a vacinação na capital, até o dia 8 deste mês já foram aplicadas 137.549 doses da vacina

As equipes de imunização da Prefeitura de Boa Vista começaram hoje, 12, a vacinar até sábado, 17, as pessoas a partir de 26 anos, que fazem parte do grupo da população em geral, sem comorbidades.

O município vem dando continuidade à imunização contra Covid-19 de acordo com o repasse de doses para cada faixa etária e grupo prioritário, escalonado pelo Ministério da Saúde.

Desde que iniciou a vacinação na capital, até o dia 8 deste mês, já foram aplicadas 137.549 doses da vacina, sendo 98.240 na primeira dose e 39.309 na segunda dose, considerando nesse número, a dose única do imunizante Janssen.

A vacinação continua acontecendo nos cinco pontos de Drive-thru, de segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

Após essa semana, o cronograma segue com atendimento de intervalo entre dois anos de faixa etária com atendimento de dois dias.

Mesmo com o esquema vacinal completo, a prefeitura alerta para continuidade dos cuidados necessários, utilização de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social.

Outros grupos – Além da população geral, a prefeitura continua a vacinação das gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) a partir de 18 anos. Para esse grupo é necessário de acordo com orientação do Ministério da Saúde apresentação de prescrição ou laudo médico e documento oficial com foto, cartão de vacina, CPF ou cartão SUS.

Já as lactantes (com período de até dois anos), também foram incluídas na vacinação. De acordo com orientação do Ministério da Saúde, há duas situações: a primeira, como população geral (a partir de 26 anos, conforme cronograma da PMBV). E a segunda, se tiver de 18 a 25 anos deve fazer parte de algum grupo prioritário.

A documentação necessária a apresentar no ato da vacinação é a cópia da declaração ou laudo do grupo prioritário que pertence, a certidão de nascimento da criança ou a declaração de nascido vivo, comprovante de residência, documento com foto, CPF ou cartão SUS e cartão de vacina.

População geral – Documento oficial com foto, cartão de vacina, cartão do SUS ou CPF e o comprovante de residência (original e cópia). A cópia ficará retida para registro da vacina. Segue o cronograma de vacinação de Covid-19 por idade em ordem decrescente:

Faixa Etária e Data de Vacinação

31 a 26 anos: 12 a 17.07.21

25 a 24 anos: 19 e 20.07.21

23 a 22 anos: 21 e 22.07.21

21 a 20 anos: 23 e 24.07.21

19 a 18 anos: 26 e 27.07.21

Locais de vacinação – De segunda-feira a sábado, das 8h30 às 17h:

·Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro

·Quadra do CRAS – Parque Germano Sampaio – Pintolândia

·Quadra Poliesportiva Edécio Marques de Sousa – Praça Cidade Satélite

·Centro Universitário Estácio da Amazônia – União

·Roraima Garden Shopping – Caçari