Destaque Roraima

Aprovada consulta pública para discutir revisão extraordinária da Roraima Energia

Roraima Energia \ Foto: FolhaBV
Roraima Energia Foto: FolhaBV
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Roraima – A diretoria da ANEEL aprovou, nesta terça-feira (25/8), abertura de consulta pública para discutir a Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) da Roraima Energia S.A.

Após a avaliação das informações da concessão, o cálculo da Aneel resultou em um reajuste médio de 6,46% nas tarifas da Roraima Energia. Para consumidores conectados à alta tensão, o índice seria de 11,36%, e para a baixa tensão, de 5,25%. Esses índices já contemplam a redução de 10,78% relativa ao uso de recursos da Conta Covid e o pedido da própria Roraima Energia de redução de 2,71% relativos a outros componentes financeiros que serão diferidos.

Os índices apresentados pela Aneel são resultado do processo de Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) da Roraima Energia, que está previsto no contrato de concessão bem como no processo de privatização ocorrido em 2018.

Visando mitigar o impacto tarifário para o consumidor final, a Roraima Energia desde o ano de 2019 tem apresentado para a ANEEL e MME proposta de reavaliação dos custos de produção de energia repassados para o consumidor de Roraima.

Neste sentido, há previsão de que o Governo Federal publique uma Medida Provisória que servirá para reduzir o impacto tarifário das tarifas das empresas do Norte e Nordeste que passaram por processo de privatização. A publicação dessa MP tem potencial para reduzir ainda mais esse índice de 6,46%.

A proposta apresentada pela ANEEL ficará aberta para participação da sociedade por meio da Consulta Pública nº 051/2020 entre os dias 26 de agosto e 9 de outubro, com audiência pública virtual prevista para o dia 24 de setembro de 2020. Os documentos e informações estão disponíveis no site da ANEEL.

Com informações da assessoria.