Destaque Saúde | AM

Após reabertura, FVS-AM fará testagem em todos os professores do Amazonas

Covid-19 Rosemay FVS/AM
Covid-19 Rosemay FVS/AM
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Saúde/AM – Após reabertura de todas as escolas públicas da capital, a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto acaba de anunciar em coletiva virtual na manhã desta sexta-feira (14) que todos os professores da rede pública e privada do Amazonas passarão serão testados para o novo coronavírus (Covid-19) a partir de segunda-feira (17).

Ela ressaltou a importância de os professores baixarem o aplicativo SASI para realizar o agendamento dos testes rápidos.

“Após muita negociação por parte da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), conseguimos a licitação de uma grande quantidade de testes rápidos a um custo 60% menor do que o preço original. Em função dessa negociação, o planejamento de testagem dos professores teve que aguardar. Há dois dias essa licitação foi homologada e, finalmente, estamos com esses testes rápidos para, já na semana que vem, coordenarmos a testagem de todos os professores da rede privada e estadual tanto da capital, quanto do interior”, destacou Rosemary.

Os testes serão realizados em dois locais distintos em Manaus: uma sede fixa na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde também foi feita uma testagem em massa dos profissionais de saúde, no início da pandemia no Amazonas, e outro em estilo ‘drive thru’, no Sambódromo.

O agendamento dos testes será liberado já na segunda-feira (17), por meio do aplicativo SASI, que pode ser baixado nas lojas de aplicativos do Android e Iphone. Os testes começam já na terça (18).

“Basta ir no local e horário indicado no aplicativo SASI para que o professor tenha o seu teste rápido realizado”, destacou a diretora da FVS.

Casos positivos serão encaminhados

Durante o anúncio, Rosemary Pinto também destacou que a rede pública de saúde do estado está preparada para receber todos os pacientes que forem identificados com a contaminação do vírus.

“Caso os profissionais sejam confirmados com a Covid, serão imediatamente encaminhados para uma de nossas unidades de atendimento de referência em casos do novo coronavírus para que tenham o tratamento e orientação adequada”, completou.