Segurança | AM Tecnologia

Aplicativo Alerta Mulher ajuda mulheres com histórico de violência doméstica

Aplicativo Alerta Mulher
Aplicativo Alerta Mulher
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

Mulheres que sofrem de violência doméstica no Amazonas têm a seu favor o aplicativo Alerta Mulher, que funciona como uma espécie de botão de pânico para as vítimas.

O app foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

A maioria dos acionamentos no Alerta Mulher feitos no ano passado foi em virtude do descumprimento das medidas protetivas legais, prevista na Lei nº 11.340/2006, conhecida como a Lei Maria da Penha.

O app é um canal de rápida comunicação da vítima via aplicativo com a polícia. A vítima pode enviar fotos e áudios no aplicativo. Essas informações são recebidas pela equipe de monitoramento de segurança do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e, imediatamente, a viatura mais próxima é deslocada para o atendimento da ocorrência.

Cadastro no sistema – O Alerta Mulher é direcionado para mulheres que já possuem registro de violência ou agressão via boletim de ocorrência (BO). O cadastro no app pode ser feito somente na Delegacia Especializada em Crimes contra à Mulher (DECCM). No momento do cadastro, é solicitado o número do BO e do CPF da vítima.

A partir disso, a atendida é orientada a fazer o download do aplicativo no celular, e a efetuar o acesso por meio do seu CPF. Concluído todos os passos, o botão de pânico do alerta é ativado no app.

“Inclusive, no ato da denúncia, já temos até a foto do agressor, caso no ato do registro a vítima tenha anexado a foto. O Ciops funciona 24 horas, sendo assim no horário que a denúncia for realizada, a viatura será acionada”, afirma o major Bombeiro Marco Gama, coordenador da equipe de desenvolvimento do Ciops.