Turismo | AM

Amazonastur realizou cem atendimentos a operadores interessados em se regularizar

FOTOS: Janailton Falcão/Amazonastur
FOTOS: Janailton Falcão/Amazonastur
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Turismo/Am – Cem atendimentos a operadores do turismo interessados em atuar na legalidade foram realizados pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) em agosto.

O órgão estadual, nesse mês, incrementou o número de ações e ampliou as parcerias para sensibilizar e regularizar quem atua no setor. As ações fazem parte do Amazone-se, plano de retomada do Turismo para o período pós-pandemia, que já começou a ser executado com a desaceleração, no estado, dos impactos causados pela contaminação pela Covid-19.

“Nosso planejamento de retomada do turismo envolve não apenas a promoção e a execução de obras de infraestrutura, também estamos atuando no ordenamento do setor, sensibilizando e dando o suporte necessário aos operadores para que se regularizem”, destacou a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros.

Neste mês, a Amazonastur passou a divulgar o número de telefone (92) 2101-8180 e o e-mail [email protected] para interessados em sair da informalidade. Segundo Giovanna Tapajós Maués, do Departamento de Regularização e Sensibilização da Amazonastur, foram realizados exatos 101 atendimentos, incluindo presenciais que foram agendados por meio desses dois canais.

As ações de orientação e sensibilização realizadas pela Amazonastur e instituições ocorrem em rodovias, flutuantes, portos, balsas e marinas. Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, Polícia Civil, Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), Marinha e Capitania dos Portos estão entre as instituições parceiras do órgão estadual de turismo.

O serviço turístico é ofertado de forma legal por quem está inscrito no Cadastur, sistema do Ministério do Turismo (MTUR) de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor, executado pela Amazonastur, demais estados e Distrito Federal.

Cadastur – O cadastro é gratuito e feito pela internet, por meio do endereço https://cadastur.turismo.gov.br/, no qual é possível consultar a documentação exigida. As listas de documentos são específicas para agências, meios de hospedagem, guias de turismo e transportadoras turísticas, por exemplo.

Nesse site, é necessário se cadastrar como usuário do sistema para obter uma senha. Em seguida, preencher o formulário eletrônico, assinar o Termo de Responsabilidade Eletrônico e enviar. Após a análise da solicitação pelo órgão de turismo regional, o cadastro será homologado, e o certificado disponibilizado em até cinco dias úteis, se estiver de acordo com a legislação.