Amazonas tem maior custo mensal por tornozeleira eletrônica do país, diz levantamento

O Amazonas é o estado do Brasil com maior custo mensal por tornozeleira eletrônica. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que, por preso monitorado pelo equipamento, o gasto chega a R$ 475 por mês, incluindo suporte e manutenção.

Em todo o estado, são 728 presos monitorados por tornozeleira. O equipamento é opção da Justiça para que presos cumpram regime domiciliar e continuem sendo monitorados. Os dispositivos funcionam com um módulo GPS, como em carros, no qual são instalados um modem de celular para transmissão de dados, com dois cartões de operadoras diferentes a fim de se evitar ausência de sinal.

Por mês, o custo totaliza R$ 349.125. Segundo a Seap, além dos dispositivos em uso, o órgão possui ainda 60 tornozeleiras a disposição das determinações judiciais. Por conta disso, a pasta diz não ter presos aguardando tornozeleira. A Seap afirmou ainda que “tem atendido a demanda e que desde maio de 2016, não deixou de cumprir determinações de prisão domiciliar por falta do equipamento eletrônico”.

Ainda de acordo com o ógão, a previsão é que mais 150 tornozeleiras sejam incluídas no estoque da Secretaria até o início de agosto. A nova leva foi solicitada pois o contrato com a empresa que fornece as tornozeleiras prevê a entrega de mais equipamentos dos que estão em uso, conforme justificou a Seap.

 

Fonte G1