Destaque Saúde | AM

Amazonas recebe mais 63 mil doses de vacina AstraZeneca contra a Covid-19

Amazonas Vacina AstraZeneca Vacinação Covid-19
Foto: Herick Pereira
Escrito por Zukka Brasil | AM

O Governo do Amazonas recebeu, na madrugada desta sexta-feira (16/07), uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

O carregamento, referente a 47ª Pauta de Distribuição, conta com 63.250 doses do imunizante AstraZeneca, fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desse total, 52.500 doses serão destinadas para a continuidade da vacinação na capital, Manaus.

As novas doses foram transportadas em um avião comercial da empresa Latam e desembarcadas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes por volta das 1h30. Após o desembarque, as doses foram escoltadas pela Polícia Federal até as câmaras frias instaladas na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 2.290.650 doses foram aplicadas em todo o estado até esta quinta-feira (15/07), sendo 1.688.627 de primeira dose, 576.094 de segunda dose e 25.929 com dose única.

Em sua live semanal, nesta quinta-feira (15/07), o governador do Amazonas, Wilson Lima, enfatizou a importância do avanço da vacinação para a redução dos índices da Covid-19 no estado.

“A gente não tem dúvida da eficácia da vacina. O número de internações diminuiu nos hospitais por causa da vacinação. Não existe outra arma mais poderosa contra a Covid-19, é vacina”, disse Wilson Lima.

“Todas elas passaram por um processo rigoroso de testes, passaram pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por todos os órgãos de controle, e todas elas funcionam contra a Covid-19”, acrescentou o governador.