Destaque Saúde | AM

Amazonas recebe +16.380 mil doses da vacina Pfizer/BioNTech ainda para Gestantes e Puérperas

Vacinação no Amazonas \ Pfizer/BioNTech | Covid-19 | Foto: Herick Pereira / Secom
Foto: Herick Pereira
Escrito por Zukka Brasil | AM

O Estado do Amazonas recebeu nesta segunda-feira (10/05), mais 16.380 doses da vacina Pfizer, produzida pela BioNTech, contra a Covid-19, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

O novo lote deverá ser destinado para dar continuidade ao atendimento do grupo formado por gestantes e puérperas na capital.

A remessa chegou a Manaus a bordo do voo LA-4785 da empresa Latam e foi desembarcada por volta das 23h30, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Todo o procedimento foi acompanhado por técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e agentes da Polícia Federal (PF).

Após o desembarque, as doses do imunizante foram escoltadas pela Polícia Federal e transportadas até o Centro de Processamento Celular (CPC) da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), local que oferece acondicionamento da vacina em freezer científico com temperaturas a -86ºC, onde foram contabilizadas e armazenadas.

Esquema vacinal – Segundo a FVS, as vacinas Pfizer possuem um esquema vacinal de duas doses, com intervalo de 12 semanas (3 meses). Devido à campanha contra a influenza, o Ministério da Saúde orienta um intervalo de 14 dias entre a vacinação da Covid-19 e da influenza. O órgão reforça a importância de priorizar a vacina contra o novo coronavírus.