Destaque Economia | AM

Amazonas participa do Fórum de Investimentos Brasil 2021

Forum Investimentos Brasil 2021 | Foto: Divulgação
Forum Investimentos Brasil 2021 | Foto: Divulgação
Escrito por Zukka Brasil | AM

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico (Sedec), participará, nos dias 31 de maio e 1 de junho de 2021, do Fórum de Investimentos Brasil 2021 (Brazil Investment Forum – BIF; sigla em inglês). Trata-se do maior evento de atração de investimentos da América Latina, promovido pela APEX-Brasil que acontecerá em formato virtual.

O Governo do Amazonas contará com um stand também virtual, onde será exibido um vídeo promocional do Estado, trazendo temas como mineração e gás, cultura e turismo, meio ambiente e ciência e tecnologia.

O projeto principal do Amazonas a ser apresentado no evento será o Projeto Amacro que é um conjunto de ações multi setoriais que visam promover a sustentabilidade ambiental, por meio do desenvolvimento socioeconômico de uma área que abrange cerca de 32 municípios espalhados no sul do Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia, englobando um total de 465,8 mil km² e população estimada em aproximadamente 1,7 milhão de pessoas (2020).

O projeto promete solucionar problemas socioeconômicos no Amazonas a partir de estratégias sustentáveis, como a bioeconomia. A nova iniciativa pretende melhorar a vida social e econômica das regiões envolvidas.

O secretário executivo da Sedec, Renato Freitas, destaca a participação do Governo do Amazonas no Fórum de Investimentos Brasil 2021 que tem como mote “Investir no Amazonas é investir no futuro”.

“Isso representa a direção estratégica do Governo do Estado pela promoção do desenvolvimento sustentável por meio da diversificação da matriz econômica, e pela interiorização dos investimentos de forma prática, trazendo a dimensão econômica, alinhada ao social e ao ambiental”, observou.

“Por isso, o projeto da Amacro é tão importante como Zona de Desenvolvimento Sustentável com esforço colaborativo dos estados do Amazonas, Acre e Rondônia e com a coordenação da Sudam e Suframa, que propõe o aproveitamento do potencial da biosociogeodiversidade da Amazônia para levar o desenvolvimento humano às populações amazônicas”, acrescentou Freitas.

O Departamento de Atração de Investimento e Comércio Exterior (Daice) da Sedec é o setor responsável por organizar o stand do Amazonas no evento, com a apresentação de materiais (projetos, vídeos e links) para que os investidores possam conhecer melhor o Estado e suas potencialidades.

Fórum – O Fórum de Investimentos Brasil 2021 é um evento internacional sobre atração de investimentos estrangeiros para o Brasil, organizado pela Apex-Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo Federal.

Considerado o maior evento de investimentos estrangeiros da América Latina, o BIF reunirá autoridades dos governos Federal e estaduais, além de executivos de grandes empresas do Brasil e do mundo, representantes da academia, imprensa e formadores de opinião.

Nesta edição o Fórum destacará as oportunidades de investimentos em setores estratégicos, como agronegócios, energia, infraestrutura, inovação, saúde e tecnologia, entre outros. Esta será uma oportunidade única para discutir as melhorias no ambiente de negócios no Brasil.

Para mais informações sobre o Fórum e como se inscrever, basta acessar o site do evento no link: https://www.brasilinvestmentforum.com/#programacao.