Destaque Saúde | AM

Amazonas já registra 22 casos confirmados da Covid-19 pela variante Ômicron

Ômicron Covid-19
Foto: Reprodução
Escrito por Zukka Brasil | AM

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), confirmou, nesta segunda-feira (10/01), a identificação de mais 21 casos de infectados com Covid-19 pela variante Ômicron, totalizando 22 casos no Amazonas.

A identificação dos 21 casos foi emitida por relatório, nesta segunda-feira (10/01), pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia). O instituto realiza o sequenciamento genético identificando a linhagem do novo coronavírus, a partir das amostras coletadas nas unidades de saúde do Amazonas, incluindo os postos de testagens nas três portas de entrada do Amazonas (Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Porto de Manaus e Terminal Rodoviário Eng. Huascar Angelim).

O Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS-AM), coordenado pela FVS-RCP, emitiu um comunicado de risco ao CIEVS nacional, informando sobre os casos positivos identificados com a variante Ômicron.

No dia 7 de janeiro, foram processadas 144 amostras e 21 foram confirmadas com a nova variante. Os casos confirmados estão sendo monitorados e orientados a cumprirem isolamento domiciliar por 14 dias, visando conter a disseminação da Covid-19.