Amazonas Energia investe R$4.4 milhões em construção de nova rede elétrica na BR-174

Amazonas Energia
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Dando continuidade às obras de expansão no sistema elétrico no Estado, no dia 9 de fevereiro a Amazonas Energia iniciou a construção da nova rede elétrica em alimentadores de circuito duplo, totalizando 38 km de cabos, que constituirão dois novos circuitos de rede de distribuição de energia em média tensão (13.800 V), na Rodovia Federal BR-174, o que representa um investimento de R$ 4,4 milhões.

O planejamento desta obra iniciou no final de 2019 com a elaboração dos projetos de rede e tratativas de autorização de implantação da rede de distribuição junto à Superintendente Regional do DNIT no Estado do Amazonas.

A obra está dividida em três etapas, sendo a 1ª, será realizada entre o km-02 da BR-174 (Ramal do Luso) até o Complexo Penitenciário Anísio Jobim, que já está em execução, e tem previsão de conclusão para o dia 4/3/2020, consistindo na construção de dois circuitos com 6,0 km de extensão.

A 2ª etapa, será realizada entre o Complexo Penitenciário Anísio Jobim, até o km-15 da BR-174, e consiste na continuidade da construção dos dois circuitos com 9 km de extensão.

A 3ª e última etapa, será realizada entre o km-15 da BR-174 até o Ramal do Pau Rosa no km-21 da Rodovia Federal, e consiste na continuidade da construção de dois circuitos com 7 km de extensão.

Todos os circuitos serão compostos de rede de média tensão (13.800 V), construídos com cabos protegidos de 185 mm2, totalizando R$ 4,4 milhões de investimento entre materiais e serviços. As duas últimas etapas da obra serão executadas nos meses de maio e junho/2020.

O Diretor Técnico e de Operação na Capital Eduardo de Xerez, explica que, esta obra é mais um avanço nas melhorias que têm ocorrido na BR 174.

“É uma obra de grande importância para o sistema de distribuição de energia na região. Aumentaremos a confiabilidade e a continuidade do fornecimento de energia elétrica aos clientes da Amazonas Energia que serão atendidos pelos novos circuitos ao longo da Rodovia Federal”, disse.

Esta ação foi realizada pela Diretoria Técnica e de Operação na Capital (DT), por meio do Departamento de Engenharia e Obras (DTE) e área de Planejamento e Engenharia do DTE.