Amazonas Destaque

Amazonas Energia firma convênio com IPEM-AM/INMETRO para intensificar o combate à fraude e verificação periódica em medidores de energia

Escrito por Zukka Brasil

A Amazonas Energia e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (IPEM-AM), assinaram nesta segunda-feira (20), o convênio de cooperação técnica e cientifica para realização de avaliação técnica em medidores de energia elétrica, com emissão de laudos e relatórios técnicos, possibilitando de forma mais eficaz, o processo de inspeções no combate a fraude em equipamentos de medição. O evento foi realizado na sede do Departamento de Inteligência da Medição da Distribuidora, localizado na Av. Efigênio Sales, Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus.

Este convênio proporcionará maior agilidade na análise técnica de medidores que apresentam suspeita de fraude ou erro na medição. Anteriormente, os equipamentos eram enviados a outro Estado, devido a inexistência de laboratório acreditado pelo INMETRO. A partir de agora, levará de 07 à 30 dias para conclusão de análise técnica e metrológica, devido as avaliações e verificações dos medidores serem realizadas em Manaus.

Os processos de análises de medição são regulamentados pela resolução n. 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O IPEM-AM é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN), e instituído pelo INMETRO como sendo a única instituição autorizada a realizar a aferição de medidores no Amazonas.

Serão verificados mensalmente em média 1.411 medidores, o que corresponde a 16.932 medidores ao ano. O investimento do convênio será no valor anual de R$ 599.873,76.

Para o Diretor de Clientes Marcio Paixão, a assinatura deste convênio possibilitará melhores resultados e mais agilidade no processo de fiscalização. “A Amazonas Energia tem como um de seus principais desafios, a redução do índice de perdas de energia, e para isso, vem desenvolvendo um programa intenso de inspeção e regularização de unidades consumidoras. Com o firmamento desse convênio assinado hoje, daremos um grande avanço no combate a prática criminosa de fraude na medição e ligações irregulares, que impactam diretamente nos cálculos da ANEEL na tarifa de energia”, apontou.

A Amazonas Energia orienta que as denuncias de furto de energia podem ser realizadas por meio das centrais de atendimento da Empresa, pelo telefone 0800 701 3001, pelo aplicativo de celular “Amazonas Energia” disponível no Google Play e App Store, pelo canal de denúncias do site no link http://www.amazonasenergia.com/cms/index.php/portal-do-cliente/fale-conosco/denuncia-de-fraude/  ou pelos telefones da Delegacia Especializada no Combate Ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS) 3622-7837 / 3622-7303.

A Distribuidora destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171. Todos pagam a conta do furto de energia praticado em residências, comércios e indústria. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui nos cálculos da tarifa de energia as perdas por irregularidades. Os efeitos das ligações clandestinas são danosos para todos os consumidores, diversas ocorrências de interrupção de energia são provocadas por esta prática ilegal.

A Amazonas Energia reitera o compromisso de atender os clientes com mais rapidez e qualidade. Juntos avançamos.

Deixe um comentário