Boa Vista Educação | RR

Alunos de Boa Vista conquistam o primeiro lugar em Feira de Ciências do Nordeste

Alunos Comemorando. Imagem: Divulgação.
Alunos Comemorando. Imagem: Divulgação.
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

A Escola Municipal Menino Jesus de Praga, pela segunda vez, representou Boa Vista e Roraima na 16ª edição da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), em Recife (PE). E o resultado não poderia ter sido outro: a equipe levou o primeiro lugar na área de Divulgação Científica, com o projeto Escola Sustentável.

O projeto dos estudantes apresenta alternativas ecológicas possíveis de serem adaptadas no ambiente escolar. Com essa vitória, a equipe se credencia para outras duas feiras: a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec Júnior 2021), que vai acontecer no Rio Grande do Sul e também para a Expo Sciences 2021, que será México.

A prefeita Teresa Surita destacou que os alunos são motivo de muito orgulho. “Nossos alunos são a prova de que nosso ensino está entre os 5 melhores do Brasil e que investir na primeira infância é fundamental, parabéns aos pequenos gênios”, enfatizou.

Os estudantes Beatriz de Sousa, Dafne Gomes, Ivys dos Santos, João Paulo Reis Pavelegini de Medeiros, Ronam Lourenço e a professora Ingrid Rubim, além de servidores de apoio e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, integraram a equipe.

“Estou imensamente feliz com esse resultado, pelo meu trabalho feito em sala de aula sendo reconhecido. Nós ousamos e fizemos nosso trabalho da melhor forma possível e pelo segundo ano consecutivo conseguimos conquistar o prêmio, dessa vez com um peso maior, na área de Divulgação cientifica, me sinto muito orgulhosa como professora dessa turminha”, destacou a professora Ingrid.

Jaqueline Reis Pavelegini de Medeiros, mãe do aluno João Paulo frisou que é uma alegria imensa receber a equipe com um prêmio importante como esse.

“É uma satisfação muito grande para toda a família, admiro muito o trabalho realizado nas escolas do município. A equipe é maravilhosa, não me arrependo de ter matriculado meus filhos na rede municipal, a gestão tem essa preocupação com a excelência na educação e isso para mim como mãe me deixa extremamente orgulhosa”, finalizou.

Conheça o projeto responsável pela premiação

O projeto “Escola Sustentável: Bioeconomia aliada à educação ambiental como forma de sustentabilidade” foi desenvolvido em 2019 com os alunos do 4º ano B. O objetivo foi propor e criar alternativas ecologicamente corretas dentro do ambiente escolar, tais como a horta orgânica, composteira, teto verde, implantação de um sistema para captação de água da chuva e centrais de ar e implantação da coleta seletiva.

A maioria dessas ideias já foi colocada em prática na própria escola. Em Recife, os alunos apresentaram uma maquete de uma escola com adaptações sustentáveis, que como representação do projeto.

Durante a execução do projeto, os alunos fizeram pesquisa de campo, na internet, assistiram vídeos e palestras e tiveram a oportunidade de conhecer a Casa de Teto Verde do arquiteto Rodrigo Ávila. O projeto da escola também recebeu ainda o selo Amigo da Água, da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima.

Escola é premiada pela segunda vez

Em 2019, a Escola Municipal Menino Jesus de Praga conquistou o 1º lugar na categoria Júnior na 15ª edição da Fenecit, que ocorreu em Olinda, Pernambuco. O projeto “Construção Ecológica – Usando a cabeça: construindo casas” garantiu aos estudantes Rádryan Souza, Kauã Gomes e Pablo Guilherme a medalha de ouro e o direito de participar da Milset Expo – Sciences Asia, uma feira científica, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.