Amazonas

ALEAM propõe Sessão Especial em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Josué Neto
Escrito por Zukka Brasil

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizará, no próximo dia 9 de abril, uma Sessão Especial em Homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que foi comemorado nesta terça-feira (2).  A solenidade, proposta pelo presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto (PSD), está marcada para às 13h no Plenário Ruy Araújo.

De acordo com o parlamentar, a sessão tem a finalidade de homenagear as pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e aqueles que procuram levar para a população a conscientização sobre o autismo.

“Existem em nosso Estado entidades que trabalham nessa conscientização de grande importância para a nossa sociedade, e esse trabalho diminui o preconceito e proporciona a inclusão do autista. Homenagear os responsáveis por esse trabalho é contribuir e incentivar ações que melhoram a vida das pessoas com autismo”, disse Josué.

Em números

Atualmente estima-se que em todo o país existam 2 milhões de autistas e metade deles ainda não identificados. No Amazonas, existem as redes de Saúde Mental (RAPS) e a de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que são organizadas a partir da Atenção Básica. Na Atenção Especializada, as pessoas com autismo contam com 244 estabelecimentos de saúde habilitados em reabilitação auditiva, física, intelectual, visual, ostomia ou múltiplas deficiências.

O Estado também possui aproximadamente 199 Centros Especializados em Reabilitação (CER), que são pontos de atenção ambulatorial especializada em reabilitação e realizam diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva.

“Hoje os centros especializados em reabilitação são referência para a rede de atenção à saúde e isso é importante para o nosso Estado. Muitas pessoas diagnosticadas com o TEA possuem habilidades impressionantes, como facilidade para aprender apenas olhando, atenção a detalhes com exatidão, grande capacidade de memória acima da média e ampla concentração em uma área de interesse específica durante um longo período de tempo”, frisou o deputado.

O que é o autismo

São distúrbios do desenvolvimento neurológico caracterizado por comprometimento das habilidades sociais e de comunicação do ser humano. Alguns dos sinais são: atraso na fala, dificuldade em estabelecer contato visual, comportamentos repetitivos e em alguns casos os autistas são inflexíveis a mudança de rotina.

Lei

O parlamentar lembrou que em 2016 foi aprovada na Aleam a lei de sua autoria que prevê a implantação de Centros Profissionalizantes para a pessoa com autismo.            

 

Foto: Joel Arthus

Deixe um comentário