Saúde | AM

Aleam cria call center com atendimento em saúde via telefone

Aleam
Aleam
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

Um call center criado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), tem ajudado funcionários, colaboradores e comunidade em geral, que procuram apoio médico e psicológico durante o distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.O serviço, que é administrado pela diretoria de Saúde, disponibiliza apoio de três psicólogos. De acordo com o diretor do setor, médico Arnoldo Andrade, a procura tem sido intensa e os trabalhos acontecem em regime de plantão.

Segundo Arnoldo Andrade, problemas relacionados aos distúrbios da mente são muito comuns em períodos de distanciamento e, por isso, as ações de apoio a pacientes que fazem algum tratamento e os que manifestam pela primeira vez, devem fazer parte das estratégias de atendimento à sociedade.

O médico lembra que é preciso obedecer normas de distanciamento, isolamento e quarentena estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS), e órgãos estaduais e municipais. Entretanto, alerta que as pessoas devem utilizar mecanismos de relaxamento e filtragem de informações negativas.

“Sabemos que existem muitas informações negativas, elas estão 24h no ar e, isso é muito angustiante. Mas, temos que filtrar, não vamos ficar assistindo constantemente notícias que falem dos números de morte”, ponderou o médico.

Exercícios em casa

Uma das alternativas apontadas pelo médico para manter o corpo em equilíbrio, é a realização de exercícios físicos em casa. Pacotes de feijão, arroz e açúcar, podem substituir os pesos da academia.

“Existem muitas opções de exercícios que ajudam o corpo a relaxar. Eles podem ser feitos em casa e com apoio de objetos do dia-a-dia da casa”, destacou Arnoldo Andrade.

Mente sã

Para o médico, a leitura é grande aliada para quem procura o relaxamento da mente. A escolha de um bom livro e o treinamento da respiração são ótimas opções. “Isso ajuda na concentração. A respiração profunda e a leitura fazem com que fiquemos mais tranquilos”, disse o diretor de saúde da Aleam.

Assembleia na linha de frente

A criação do call center, que conta com o trabalho de médicos de várias áreas, soma-se a inúmeras ações estabelecidas pela Assembleia, para minimizar os impactos da Covid-19.

Arnoldo Andrade destaca ainda que, desde o primeiro registro de caso da doença em Manaus, o parlamento deu inicio a uma série de medidas relacionadas ao enfrentamento da pandemia.

Contatos
Psicólogos: Manoel Monteiro (92) 98168-8285
Ana Carina Mendonça (92) 98194-8566
José Cesar da Silva Fonseca (92) 982021953