Roraima

Agencia de Fomento de Roraima libera R$ 40 mil em crédito rural nos municípios de Iracema e Mucajaí

Agro em Campo. Foto: Divulgação
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

A Desenvolve-RR (Agência de Fomento de Roraima) concedeu R$ 40 mil em Crédito Rural a produtores da agricultura familiar dos municípios de Iracema e Mucajaí. Os projetos financiados são frutos do Agro em Campo, ação itinerante do Governo do Estado que leva atendimentos de assistência técnica, regularização fundiária e ambiental, entre outros serviços aos produtores nas localidades deles.

Entre os oito finan0ciamentos estão projetos de irrigação e aquisição de insumos agrícolas, todos elaborados por técnicos da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O presidente da Desenvolve-RR, Adailton Alves, explicou que o novo formato do Agro em Campo, no qual o corpo técnico do Governo do Estado vai até as propriedades, ao invés do produtor ir até onde a equipe está, é mais eficaz, pois alcança um número maior de pessoas.

“Com esse novo método de visitas às propriedades, nós já alcançamos cerca de 600 produtores entre os municípios de Mucajaí e Iracema, nas localidades no Roxinho, Campos Novos, Ajarani e Apiaú. O crédito oferecido pela Desenvolve-RR aos agricultores familiares é um dos melhores do mercado, com as menores taxas e condições”, detalhou Alves.

Além de conceder o crédito, a Desenvolve-RR também capacita os agricultores sobre educação financeira, para que eles saibam aplicar os recursos e o retorno que o investimento proporciona. “Além da orientação técnica quanto ao cultivo, a orientação sobre o manejo dos recursos financeiros também é fundamental para que o pequeno produtor tenha capacidade de aumentar cada vez mais a produção dele”, disse.

O agricultor Francisco dos Santos tem um lote no Projeto de Assentamento Bem-Te-Vi, no município de Iracema. Por meio do Agro em Campo, ele teve acesso ao Crédito Rural e pôde adquirir um kit de irrigação, que vai auxiliá-lo a produzir durante o ano inteiro.

“Eu trabalho com o cultivo de melancia e só consigo produzir no período chuvoso. Com o kit de irrigação eu vou poder produzir no verão e expandir a minha plantação para outros cultivos como abóbora e feijão. Isso também vai ajudar bastante a melhorar a situação financeira”, comemorou.

Já o produtor Raimundo Silva, também do município de Iracema, conseguiu um financiamento para a aquisição de insumos para o cultivo de macaxeira. “O crédito da Desenvolve-RR é um dos mais acessíveis. Já procurei financiamento junto a outros bancos e enfrentei muitas dificuldades”, disse.

Ele afirmou ainda que o crédito veio em boa hora.

“Nesse período de pandemia a gente estava com dificuldades. O financiamento é ótimo, os juros são baixos e permitem que o pequeno agricultor possa pagar por um projeto”, afirmou.

AGRO EM CAMPO – O Agro em Campo é um trabalho coordenado pela Seapa e executado em parceria com a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) e Desenvolve-RR que leva diversos atendimentos ao homem do campo nos municípios e comunidades.