ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Abrasel comemora seus 22 anos de serviços prestados à culinária do Amazonas

Abrasel Amazonas
Foto: Ascom
Escrito por Zukka Brasil | AM

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas – Abrasel no Amazonas, completou essa semana 22 anos de fundação. Criada com a missão de representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, a entidade busca a valorização da gastronomia local e dos profissionais associados.

“A Abrasel no AM é uma associação que vem crescendo cada vez mais e ganhando força na capital, no interior do estado e no cenário político, buscando sempre estar inovando e trazendo melhorias para o mundo da gastronomia amazonense. Temos grandes expectativas para o ano de 2022, com vários projetos voltados para o turismo gastronômico, geração e aumento de renda, evolução dos serviços e principalmente a captação de novos associados”, afirma Fábio.

Fundada em 29 de novembro de 1999 na cidade de Manaus, mediante a convocação do então Presidente da Câmara Setorial de Restaurantes e Lanchonetes da ACA, Sr. Joaquim Caetano Fernandes, que atendeu a indicação dos empresários Antônio Gomes (in memorian) e Lilian Guedes, a Abrasel chegou com a necessidade de se ter uma entidade que congregasse e organizasse o setor de alimentação fora do lar, ao lado das já existentes ABAV, ABIH, AMAZONAS C&VB entre outras, sendo este o primeiro Estado da Região Norte a fazer parte da Abrasel.

Assim foi formado o grupo organizador e fundador, composto por empresários e proprietários de restaurantes, lanchonetes e bares de Manaus. Constituída a primeira diretoria regional, partiu-se para a busca da representatividade estadual a partir da realização da Feira de Gastronomia e Negócios do Amazonas no ano de 2000 em Manaus, em maio, onde compareceram 42 empresas do setor e 18 mil visitantes.

A partir daí vários eventos de renome fazem parte da história da entidade, dentre os quais, Festival Brasil Sabor, Festival Bar em Bar, Guia de Gastronomia Abrasel, a grande Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA), entre outros projetos de sucesso.

Em seus 22 anos a associação está presente em Manaus e nos municípios de Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Envira, Parintins, Presidente Figueiredo e São Gabriel da Cachoeira. Conta com centenas de associados e com parceiros importantes para o desenvolvimento do Setor de Alimentação Fora do Lar.