99 lança botão de emergência para passageiros do aplicativo

A ferramenta permite que um passageiro se conecte com um taxista específico, para quem ele sinalizou ou que seja de sua confiança.

A 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante chinesa DiDi Chuxing, disponibilizou esta semana, mais um recurso de proteção para os passageiros do aplicativo, o botão de emergência. A ferramenta traz um pacote de proteção para que usuários possam facilmente chamar a polícia, ligar para contatos de confiança e compartilhar corridas.

O botão chega ao Brasil depois de ser implementado pela DiDi na China, no ano passado. Em setembro, a versão estrangeira foi aprimorada com novas funcionalidades que servem 550 milhões de passageiros. Cerca de 4 milhões de usuários chineses inseriram contatos de confiança e mais de 6 milhões compartilharam a rota em apenas uma semana. Por aqui, a companhia projeta sucesso equivalente. A versão brasileira é semelhante ao modelo lançado na China em setembro.

Ao clicar no botão de emergência, uma das ações possíveis é ligar automaticamente para a polícia. Ao escolher essa opção, o app exibirá ao passageiro informações da corrida (modelo/placa do carro e localização) para comunicação fácil às autoridades. Esses dados serão compartilhados imediatamente com os contatos de confiança caso o usuário decida chamar o 190.

Os contatos de confiança são outra nova função permitida pela ferramenta. Com ela, será possível adicionar os números de até cinco pessoas para falar rapidamente com família e amigos, caso necessário.

O compartilhamento de rota, que já podia ser feito, vai ficar ainda mais fácil para os contatos de confiança. Os usuários ainda poderão dividir o trajeto com qualquer conhecido que esteja na lista telefônica do celular.

A funcionalidade vai ser incorporada inicialmente para parte da base e expandida nos próximos dias.

“O botão de emergência faz parte de um pacote voltado a aumentar ainda mais a proteção na plataforma”, diz Leonardo Soares, Diretor de Segurança da 99. “Recentemente, a empresa já havia lançado ferramentas de checagem adicional a motoristas e está testando câmeras de segurança nos carros. A evolução é constante.”

Com informações da assessoria