Destaque Educação | RR

4,2 mil servidores da educação estadual foram testados em Boa Vista

Mais de 4,2 mil servidores da educação estadual foram testados em Boa Vista - Foto Fernando Oliveira
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Boa vista/RR – A campanha de testagem em massa “Por Você e Por Todos – A Sesau não foge à luta”, realizada pelo Governo de Roraima, alcançou 4.218 servidores da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) que trabalham em Boa Vista. A testagem dos servidores da educação para COVID-19 encerrou nesta quinta-feira, 3, e foi realizada pela Sesau (Secretaria de Saúde) durante três dias.

Somente neste último dia de campanha, foram contabilizados 1.625 testes. A ação ocorreu simultaneamente em três escolas polo, atendendo servidores de 25 escolas de Boa Vista.

O CEM (Colégio Estadual Militarizado) Jaceguai Reis Cunha, no bairro Asa Branca, recebeu 722 servidores para a testagem. O  CEM Maria de Lourdes, Neves, no bairro Pintolândia, contabilizou 499 testes e o CEM Irmã Maria Teresa Parodi recebeu 404 pessoas para o teste rápido.

“Ficamos muito satisfeitos com a campanha na Educação. Agradecemos todos os servidores que atenderam ao chamado e compareceram para fazer o teste. É uma ação muito importante para o Governo do Estado, para a educação e para o servidor, que teve a oportunidade de saber sobre a sua saúde”, destacou o secretário adjunto de Gestão da Educação Básica, Semaias Alexandre.

A servidora do Departamento de Logística da Seed, Julia Izaura Matos, ficou surpresa ao realizar o teste e saber que já teve contato com o vírus. “Eu estou feliz porque fiz o teste, mas surpresa também. A enfermeira disse que eu tive contato com alguém que teve o vírus e eu não sabia. Nunca tinha feito o teste”, disse Julia.

No primeiro dia da campanha, foram registrados 663 testes em servidores administrativos. No segundo dia, foram alcançados 1.930 servidores que atuam em 33 escolas, entre professores, servidores de apoio, equipes de limpeza e profissionais da área pedagógica.

Durante os três dias da campanha, as psicólogas da Divisão de Desenvolvimento Psicossocial da Seed estiveram presentes, prontas para prestar o atendimento necessário durante a testagem dos profissionais e, principalmente, na hora de pegar o resultado. Os dentistas da Divisão de Saúde Bucal da Seed também marcaram presença na ação, prestando apoio.

A coordenadora geral de Vigilância em Saúde da Sesau, Valdirene Cruz, disse que foram três dias muito intensos, principalmente nas escolas, mas que o trabalho foi produtivo.

“Conseguimos diagnosticar professores na fase ativa da doença, outros que já passaram pela infecção e não se deram conta, entre outros casos. Orientamos todos para o acompanhamento necessário. Foi mais uma ação importante do Estado no combate da pandemia”, destacou Valdirene.

A próxima etapa será levar a testagem para os servidores que atuam em unidades de ensino nos municípios do interior do Estado e também das comunidades indígenas. E, em um  outro momento, os 75 mil estudantes da rede também serão testados. As datas serão divulgadas posteriormente.

Os resultados da testagem em massa da população vão subsidiar o Governo do Estado e a Seed com dados científicos e auxiliar na tomada de decisão e no planejamento quanto à possibilidade de retorno das aulas presenciais nas escolas. Atualmente, as atividades não presenciais estão suspensas em toda a rede estadual de ensino.

 jornalista: Mágida Azulay Khatab