Destaque Educação | AM

+400 escolas de ensino da rede municipal de Manaus dão início às aulas híbridas

Fotos - Alex Pazuello / Semed
Escrito por Zukka Brasil | AM

A Prefeitura de Manaus reabriu as portas de mais de 400 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) nesta segunda-feira, 31/5, para o início das aulas híbridas.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, acompanhou de perto o retorno e visitou o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Olavo Bilac, na zona Centro-Sul, e a escola municipal Áureo Nonato, na zona Norte.

escolas de ensino da rede municipal Manaus SEMED

Foto: Alex Pazuello

O secretário, que conversou com alunos, professores e familiares, ressaltou os cuidados que a prefeitura adotou para o retorno e sobre a necessidade em vencer esse momento ainda muito difícil.

“A volta das crianças é como se fosse uma vitória sobre esse momento que ainda estamos passando, mas que, com as aulas híbridas, nos trará a sensação de normalidade. As escolas estão prontas para receber metade dos alunos em dias alternados, com todos os cuidados possíveis, de acordo com as orientações do prefeito David Almeida. As unidades que não ficaram prontas para o retorno, assim que estiverem, também voltarão”, afirmou Pauderney

De acordo com a gestora do Cmei Olavo Bilac, Ellen dos Santos, a unidade atende 510 crianças, de 4 e 5 anos, no 1º e 2º períodos, e para o retorno houve toda uma preparação com a comunidade escolar e familiares.

“Antes do retorno, nós fizemos uma maratona de reuniões com os pais, instruindo e informando sobre o protocolo de segurança durante as aulas presenciais, com divisão das turmas de segunda a quinta-feira, sendo a sexta-feira reservada para o atendimento aos pais e de estudo dos professores. Alguns responsáveis que não se sentem seguros com o retorno assinaram um termo de responsabilidade e continuarão com os estudos remotos”, explicou a gestora.

O RETORNO

O retorno de forma híbrida inclui atividades remotas e presenciais.

Por determinação do prefeito David Almeida, as escolas receberam manutenção na infraestrutura e materiais de sinalização com orientações sobre as medidas de proteção contra a Covid-19, totens com álcool em gel e termômetro. As unidades seguirão todas as recomendações de segurança dos órgãos de saúde.

Até o momento, aproximadamente 15 mil trabalhadores da rede municipal de ensino já receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Destes, 5 mil já tomaram a segunda dose do imunizante.