Meio Ambiente | RR

1º lugar do Norte, Boa Vista tem melhor cobertura no saneamento básico

Boa Vista completa 131 anos em 1º lugar do Norte em cobertura no saneamento básico. Imagem Secom
Escrito por Zukka Brasil | RR

Sexta-feira, dia 9 de julho, Boa Vista completa 131 anos e com o investimento do Governo de Roraima alcançou o primeiro lugar da região Norte no critério nacional de cobertura no saneamento básico.

A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), que é a responsável pela gestão do sistema, comemora por fazer parte da história da Capital e contribuir para a qualidade da saúde da população boa-vistense.

“Investir em saneamento básico é investir em saúde. Isso já foi comprovado cientificamente. Então o Governo de Roraima trabalha com esse propósito e também para estender as obras de saneamento para os demais municípios do Estado”, enfatizou o governador Antonio Denarium.

O presidente da Caer, James Serrador, destaca a importância do serviço para a saúde da população e explica que esta posição no ranking só foi possível com os investimentos do Governo do Estado, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, o que tornou Boa Vista uma cidade universalizada com cobertura de 93,6% nos serviços de coleta e tratamento de esgoto sanitário e 99,9% em fornecimento de água potável.

Boa Vista ocupa também o décimo lugar no ranking dos municípios de todo o Brasil em qualidade de água, em serviços ofertados à população, tanto no saneamento, como no fornecimento de água potável. “Nesse aniversário temos muito a festejar, pois a Caer faz parte desta história, por estar inserida no que há de melhor no município de Boa Vista”, declarou.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Em 2008, Boa Vista possuía 259 km de rede de esgoto, atendendo 6.267 de ligações domiciliares. Em setembro de 2020, a os moradores da Capital foram beneficiados com a quarta etapa da rede de esgotamento sanitário, orçada em R$ 135 milhões e realizada via convênio com o Ministério das Cidades.

Atualmente, a Capital dispõe de 42 Estações Elevatórias de Esgoto, uma Estação de Tratamento de Esgoto e 68.653 mil ligações ativas. E o Governo de Roraima já estuda a possibilidade de apresentar o projeto da 6ª etapa, o que deixará 100% de Boa Vista com atendimento da rede de esgotamento sanitário.

UNIVERSALIZAÇÃO DA ÁGUA

A Caer dispõe de 68 poços em operação na Capital para reforçar o abastecimento e uma rede de 1.117.537 metros em toda a área que abrange o município. Além disso, adquiriu 45 mil hidrômetros que serão instalados em novas ligações de água ou substituir equipamentos quando necessário.

A companhia substituiu as bombas do Centro de Captação, localizado no Bairro São Pedro, com capacidade de captação de 450 litros por segundo. E inaugurou o CRD do bairro Cidade Satélite, beneficiando 40 mil pessoas.

Além disso, o Governo do Estado autorizou a licitação das obras de construção e ampliação da rede de água dos Loteamentos Pedra Pintada e João de Barro, um investimento de R$ 15 milhões que inclui a perfuração de poço tubular, construção de adutora de água bruta, de reservatório elevado, reservatório apoiado, estação elevatória de água tratada, casa de química, subestação aérea trifásica, rede de distribuição de água tratada e ligações domiciliares.

 

Com informações Secom