Destaque Saúde | AM

+19 ANOS: SEMSA retorna HOJE (16) vacinação em toda Manaus contra a Covid-19

Manaus Vacinação Covid-19 SEMSA
Foto: João Viana / Semcom
Escrito por Zukka Brasil | AM

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou na tarde desta quinta-feira, 15/7, que o município volta a vacinar a população geral contra a Covid-19, nesta sexta-feira, 16/7, a partir das 9h, em 18 locais de imunização, incluindo oito pontos estratégicos, dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas da rede pública. Além da retomada da aplicação da primeira dose, o prefeito ampliou a campanha para a penúltima idade ainda não contemplada, a de 19 anos.

“A partir de agora, os que têm 19 anos ou mais podem procurar um dos nossos postos de vacinação, espalhados em todas as áreas da cidade. Durante quatro dias mantivemos apenas a aplicação da segunda dose, enquanto aguardávamos a chegada de novas remessas, e agora, com o repasse concluído, podemos avançar novamente”, disse David Almeida.

O prefeito destacou que Manaus aplicou até o momento 1,3 milhão de doses e que, em seis meses de campanha, alcançou cerca de 75% da população vacinável (18 anos ou mais) com a primeira dose, de acordo com dados de populações estimadas pelo Ministério da Saúde (MS), para grupos prioritários e faixas etárias. Além disso, 26% já estão com o esquema vacinal completo.

De acordo com David Almeida, o município recebeu 52,5 mil doses do imunizante AstraZeneca, entregues pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) à Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na tarde desta quinta-feira, 15.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, acompanhou o recebimento das vacinas, logo após participar de reunião técnica entre representantes da secretaria e da FVS.

“Esse novo quantitativo vai nos permitir dar continuidade à campanha, aumentando a cobertura entre os mais jovens. É claro que serão necessárias mais doses para o atendimento de todos os que, por algum motivo, ainda não tenham ido se vacinar, mas elas continuarão a chegar e esperamos que não ocorra mais nenhuma interrupção no atendimento”, destacou a secretária.

Seis dos 18 pontos estarão abertos das 9h às 21h e os demais têm horário diferenciado, abrindo entre 8h e 9h e encerrando o atendimento entre 16h e 19h. No sábado, todas as unidades funcionarão das 9h às 16h. São oito pontos de grande fluxo: sambódromo e Centro de Convenções Vasco Vasques (zona Oeste); Sesi e Centro de Convivência do Idoso Armando Mendes (Leste); Parque Municipal do Idoso e Studio 5 (Sul); Centro de Convivência Padre Vignola e Shopping Phelippe Daou (Norte), e dez UBS e escolas municipais.

Com informações de Andréa Arruda